segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A cronobiologia é uma parte da biologia que trata das mudanças que ocorre no nosso organismo durante o decorrer do dia:
Às 6 horas sobre a estimulação do sol via retina, desperta e ocorre à estimulação máxima de cortisol, hormônio estimulante adrenérgico. É hora perfeita para acordar com disposição para atividade física, onde a concentração máxima desse hormônio está no organismo.
Lembrar que das 4hs às 12hs ocorre a depuração geral do dia anterior e devemos ingerir alcalinos e fazer a limpeza interna.
Pela manhã, entre as 9 e 10 horas, geralmente liberamos serotonina. Isto ocorre principalmente se depuramos bem e fizermos atividade física saudável. Ao realizarmos refeição leve com frutas e cereais nos sentimos alegres, felizes e prazerosos com a vida. Liberamos, então, endorfinas.
Pela manhã, entre 10 e12 horas, após estimulação física do corpo, alimentação saudável, bom sono, absorção das diferentes energias, as idéias estão em profusão e a vitalidade em expansão. É à hora boa para atividade que exijam memória de curto prazo.
Devemos não esquecer que o período matutino até as 12hs é o grande período de eliminação da uréia, diminuindo a tarde e parando a noite. Estas eliminações são favorecidas pelo esporte matutino, movimentação ao ar livre, passeios, ar livre, bebidas e refeições leves pela manhã com frutas, leite azedo, iogurte natural e cereal integrais. Refeições neste período com alimentos muito concentrado exigem um trabalho complexo da digestão, dificultando ou atrasando a eliminação da uréia.

UREIA: Necessária para metabolização e síntese protéica, filtração e depuração e quando em excesso é lesivo para todo o corpo, prejudicando principalmente os rins.
Podemos dividir o dia em três períodos:
4 às 12 horas período de eliminação;
12 às 20 horas período de nutrição;
20 às 4 horas período de repouso ou regeneração.
Pelo horário das 13hs e 14hs é geralmente o período pós digestão e cai a adrenalina, aumenta a ação da acetilcolina, os processos digestivos iniciam, dá uma moleza geral, ”a lomba”, ”a preguiça”, a sesta das 12 às 13hs dos países latinos. O mecanismo alcalino da resposta ao suco gástrico entra na corrente sanguínea. É hora da sesta, hora do repouso para a absorção do alimento.
Entre 15 e 16hs a capacidade intelectual vai diminuindo e para compensar apresentamos maior força física. Aproveitemos para fazer atividade e movimentação.
Entre 18 e 19hs o estado de vigília aumenta, já digerimos o alimento e nossa capacidade intelectual está toda em potencial.
Após às 20hs a melatonina aparece e avisa em períodos de horas induzindo o sono. No cérebro, durante este período do sono existe a liberação de endorfinas.
No período entre 21hs e 1h, ocorre o pico de hormônio do crescimento. A ativação da função hepática de desintoxicação é crescente. Fase mais importante do sono devido à ativação da vitalidade pelo fígado e facilitando a absorção dos conhecimentos adquiridos na véspera.
Entre às 20hs e 4hs, período de sono, regeneração, repouso, metabolização, existe a absorção dos cinco afluentes líquidos para o abdômen (venoso, arterial, intestinal, biliar e linfático), é o importante período de se nutrir de alimentos de fácil absorção e estimulante da regeneração hepática como: sucos naturais com hepatosimilitude com este órgão (uva, pêssego, amoras, peras), derivados do leite (iogurte, coalhada, ricota), sopas de legumes, batatas cozidas com casca se orgânicas, cremes de cereais, pães integrais com mel ou com geléias naturais sem açúcar refinado.
À noite, EVITE ÁLCOOL, GORDURAS, FRITURAS, CARNES DE QUALQUER TIPO, FRUTOS DO MAR E OVOS. Caso contrário, pode acontecer de acordar às 3 horas da manhã com vômitos, cólica abdominal ou biliar e diarréia. Neste horário nutra-se com carboidratos complexos. RESPEITE O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SEU FÍGADO E VESÍCULA, DÊ A ELES ALIMENTOS VIVOS E SAÚDAVEIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário