quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CUIDADO COM O SAL

Diminuir o sal emagrece

Além de ser o responssável pela pressão alta, o sal também engorda e aumenta a celulite. Estudos provaram que o sódio, presente no sal, pode levar a um ganho de peso extra. Isso porque ele aumenta a ação dos hormônios que estocam gordura. Quer perder 11kg em apenas um mês? Então comece a diminuir o sal hoje mesmo, e comprove na balança!

Como diminuir o sal
Isso e mais fácil do que parece, siga algumas dicas simples e com o tempo você já terá acostumado seu paladar, sem sofrimento.

Sempre que for preparar as comidas ou na hora de comer, diminua aos poucos a quantidade de sal, tirando um pouco por dia. Evite cortes drásticos, isso só faz desistir no primeiro dia. Diminuído de pouco a pouco, você nem irá perceber a diferença por vez, mas com algum tempo já terá diminuído uma quantidade significativa.

Não deixe saleiro na mesa de refeição. Isso evita que na hora de comer, sem querer, você acabe caído em tentação.

Coma mais feijões, vegetais folhosos, frutas e legumes. Eles são ricos em potássio, um mineral ótimo porque contrabalanceia os efeitos do sódio e ajuda a eliminá-lo do corpo.

Evite embutidos, enlatados, conservas, molhos industrializados, caldos de carne em tabletes e salgadinhos de pacote. Estes produtos geralmente contém muito sal, e o sabor forte acaba viciando.

No supermercado, compare as tabelas nutricionais nos rótulos dos produtos e opte pelas marcas que oferecem um teor mais baixo de sódio.

No começo pode parecer que a comida está sem gosto, isso porque seu paladar está acostumado com o excesso, mas assim que começar a ingerir menos, você irá se tornar mais sensível ao sabor do sal e com menos quantidade já estará satisfeita.

Para quem ainda não se convenceu que vale a pena o esforço de diminuir o sal da alimentação, veja mais alguns motivos para ficar bem longe do saleiro.

O sal dá sede e faz a gente beber mais água. Ela não é eliminada facilmente, porque se torna necessária para compensar a ingestão em excesso do próprio sal. O resultado é um corpo sempre inchado, aparentando ser gorducho.
Essa sede pode ser ainda mais nociva: cerveja, refrigerantes e outras bebidas que acompanham alimentos muito salgados são bombas calóricas e também engordam
Pesquisas sugerem que ingerir baixas quantidades de sal aumenta a taxa de uma proteína que ajuda a controlar a fome
No organismo, o sódio estimula alguns hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura. Quanto mais do mineral circulando, maior a chance de engordar
Em altas doses, o sódio causa inflamações no corpo. Isso não apenas leva ao surgimento de uma série de doenças, como também deixa o metabolismo mais lento, colaborando para você ganhar peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário