quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

HIDRATAÇÃO DA PELE

A pele humana, possui um percentual de hidratação mínimo necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. São muitos os fatores que podem influir neste percentual, deixando a pele, muitas vezes, bastante ressecada. Substâncias químicas (sabonetes e detergentes), fatores climáticos (ar seco, sol intenso ou frio), doenças tópicas (como dermatites, psoríase, etc) e até mesmo o próprio envelhecimento da pele - são responsáveis ressecamento da nossa pele.

Ok, mas como eu posso saber se minha pele está ressecada? Você saberá quando sua pele estiver mais frágil e com aspecto descamado (esbranquiçado), opaco e áspero - claramente, dando sinais de "SOCORRO!". Para evitar termos essa sensação tão desagradável (aos olhos e ao toque), é muito importante termos cuidados básicos. Os principais são:

Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
Beber muito líquido (água, sucos), aproximadamente 2 litros por dia. Essa prática ajuda a hidratar seus órgãos internos e consequentemente, sua pele fica mais bonita e saudável.
No banho: em áreas do corpo com pouca oleosidade, não utilizar sabonetes em demasia, bucha ou esponjas muito abrasivas, além de água muito quente; eles podem diminuir ainda mais o manto lipídico - que é a camada protetora da pele. Prefira água morna, sabonetes com PH neutro e esponjas mais macias.
Utilize cremes hidratantes (específicos para o seu tipo de pele) - logo após o banho. A pele estará limpa e pronta para ser hidratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário