segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Leveduras - Saúde - Medicina Da Vida. Parte I






Múltiplas são as ações terapêuticas do emprego das leveduras na saúde humana.



Existem exemplos práticos e cotidianos de fermentação, por exemplo:



• O azedamento de leite em coalhada, feitura de queijo e tofu.



• A feitura de iogurtes.



• A obtenção de vinagres.



• O crescimento da massa de pães com uso de fermentos industriais ou caseiros.



• A conversão de açúcares e amidos de cereais em álcool pelo processo de fermentação.



• A produção de vários antibióticos usados na medicina e veterinária.



Lembrar que no tempo do homem das cavernas eles usavam estes fermentos para retardar o processo de putrefação das carnes animais dando um sabor mais agradável a carne fresca envelhecida com estes fermentos. Descoberta descrita em achados arqueológicos.



Nos países do Leste Europeu utilizam há muitos séculos o fermento chamado Quefir ou Kefir, composto de 12 microorganismos simbióticos que produzem uma bebida láctea muito gostosa. Pode usar como substrato o açúcar mascavo ou o leite. Existe a história da descoberta milenar do seu uso na conservação da carne de caça.



É descrito o uso destes fermentos desde a época grega pelos trabalhos de Hipócrates.





Não podemos esquecer que vinhos, bebidas destiladas, pães e queijos são tão antigos quanto o aparecimento da agricultura.



Não podemos esquecer também que produtos fermentados eram usados na antiga China como coalho de feijão e soja para feridas da pele. Várias populações indígenas usam fungos para tratar doenças de pele.



Como é obtido?



É produto derivado de uma fermentação onde o açúcar de cereais, na fermentação e destilação destes cereais gera uma bebida alcoólica. O fermento é geralmente um fungo que desdobra açucares gerando um produto alcoólico.



A levedura é um fungo, microorganismo unicelular que desdobra açúcar de cereais. O fungo mais conhecido é o Saccharamyces cerevisiae, a levedura de cerveja.



Existem outros que em forma de medicamentos são usados para recompor flora bacteriana normal dos intestinos após diarréia, o mais usado na indústria farmacológica, após o Saccharamyces cerevisiae, é o Saccharamyces boulardii, em forma de envelope 100 mg ou capsulas de 200 mg. A população usa o iogurte como terapêutica para recuperar a flora de bactérias comensais do intestino.



FERMENTO TEM RELAÇÃO COM VIDA E COM PROLIFERAÇÃO DA VIDA SADIA INTESTINAL.



Na medicina medieval os monges a utilizavam contra as doenças de pele.



O subproduto da fermentação da cerveja é a levedura que é vendida as industriais farmacológicas e nutricionais, pois este rico material pode ser usado de diversas maneiras, para dar sabor nas sopas e concentrados desidratados ou para suplementação na alimentação humana. No comércio são vendidos na forma de pó, flocos, cápsulas ou comprimidos prensados.





Com a correria do dia-a-dia, é muito difícil que tenhamos uma alimentação balanceada contendo todos os nutrientes que nosso organismo precisa.



A utilização terapêutica que mais recomendo, são para pacientes com:



• Problemas digestivos, pois melhoram digestão e o metabolismo intestinal.



• Pacientes com baixa síntese protéica como hepatopatas, nefropatas, desnutridos, cancerosos ou pacientes com alergias.



• Pessoas que precisam ter mais albumina por estarem em treinamento muscular e aumentarem o consumo, por doença hipermetabólica ou por proteinúria.



• Uso em atletas de maratona, triatum, pacientes em uso crônico de antibióticos (doenças neoplásicas) ou com diarréias crônicas como doenças intestinais crônicas



Retiro o excesso de proteínas de origem animal, ou seus precursores como a creatina ou a carnitina, pois estes em excesso apresentam efeitos colaterais do tipo calculose renal ou gota. O excesso de proteínas animais propicia a inflamação e todas suas doenças.Coloco proteínas vegetais, que diferente das proteinas animais,não putrefazem e nem inflamam,são absorvidas e fermentam normal nos intestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário