quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Psoríase: a doença que ataca a pele

Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, multigênica (vários genes envolvidos), com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Surge principalmente antes dos 30 e após os 50 anos, mas em 15% dos casos pode parecer ainda na infância. Apresentando várias manifestações clínicas, tais como:

1 - Prurido (comum na região anogenital e na região do couro cabeludo)
2 - Algia Articular;
3 - Fraqueza Muscular;
4 - Calafrios;
5 - Febre;

Em muitos casos o paciente acaba desencadeando um quadro depressivo, de acordo com a evolução da patologia.

Etiologia

Causa desconheida, com predisposição genética e envolvimento de alguns tipos de HLA, resultando na proliferação mais rápida das células da epiderme e alteração da ceratinização.

O tipo mais comum de psoríase é a vulgar, que ocorre sob a forma de pápulas e placas descamativas, recidivantes e crônicas. A forma gutata, que tem instalação rápida, pode se relacionar com infecção estreptocócica prévia.

Quadro Clínico

Pápulas e placas descamativas com características de escamas esbranquiçadas. Geralmente são simétricas, com localização nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, região anogenital e região lombar. Na criança, há o acometimento da face, região da boca e região dos olhos.

Evolução

A doença ocorre de duas formas, crises ou contínua, raramente tem remissão espontânea sem deixar sequelas. O tratamento melhora as lesões, porém não influência na evolução natural da doença.

Tipos de Psoríase:

1 - Psoríase Vulgar: acomete os joelhos, cotovelos, região palmo-plantar e couro cabeludo;
2 - Psoríase Gutata;
3 - Psoríase Ungueal;
4 - Psoríase Pustulosa;

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o tipo, localização e extensão das lesões, por isso todos os pacientes devem ser examinados pelo menos uma vez por um dermatologista, para que seja confirmado o diagnóstico e para que se escolha o tratamento adequado.

Medicamento de uso tópico (sob prescrição médica):

Medicamento Sistêmico (Sob prescrição médica):

Fisioterapia Dermato-Funcional e a Psoríase

Recursos existentes para o tratamento:

1. Relaxamento;
2. Ultra violeta;
3. Infra vermelho;
4. Ondas Curtas e/ou Microondas;
5. Crioterapia;
6. Ultra som;
7. Mobilização dos tecidos;
8. Splints e calhas de repouso;
9. Hidroterapia;
10. Material elástico;

Recomendações

1 - Hidrate muito bem a pele, para evitar seu ressecamento excessivo que favorece a possibilidade de desenvolver lesões;

2 - Exponha-se com cuidado e moderadamente ao sol, mas antes passe um creme hidratante ou terapêutico. Você vai ter de usá-lo a vida inteira;

3 - Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

4 - Procure não se desgastar emocionalmente. O estresse tem papel importante no aparecimento das lesões. Como não é uma tarefa fácil, procure ajuda de um profissional se considerar necessário;

5 - Visite regularmente o dermatologista e siga a risca suas orientações.

6 - Não fuja de encontros sociais e de lazer por causa das lesões. Psoríase não é contagiosa e, se você se afastar de tudo e de todos, pode comprometer o estado emocional e aumentar o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário