terça-feira, 28 de agosto de 2012
HEPATITE C
Pesquisadores americanos fizeram essa análise baseados em atestados de óbitos detalhados e padronizados naquele país, o que possibilitou a comparação. Foi observado um número maior de mortes em consequência da hepatite C em relação às mortes causadas pelo HIV.
A hepatite C vem sendo considerada um dos grandes problemas de saúde pública a nível mundial, fato reforçado pela pesquisa.
Na maioria das vezes, a hepatite C é assintomática ou gera sintomas inespecíficos, como náusea, depressão e fadiga. A cura pode ocorrer de maneira espontânea, com tratamento, ou não acontecer e o paciente se tornar crônico. Como para os portadores de HIV, o paciente crônico é infectante e pode transmitir o vírus para outras pessoas, além da doença continuar produzindo danos irreversíveis à saúde, que podem até levar à morte. O grande problema é que muitos desconhecem que estão doentes.
Entenda melhor a hepatite C
Hepatite - É a inflamação do fígado, que pode ser causada por medicamentos, drogas, produtos tóxicos ou agentes infecciosos.
A hepatite C - É causada pelo vírus C, que por sua vez ainda possui subtipos, o que torna ainda mais difícil obter uma vacina.
Transmissão
Via sanguínea (parenteral); percutânea (instrumentos contaminados, acidentes com agulhas, compartilhamento de agulhas); vertical (de mãe para filho durante a gravidez), e em menor proporção por via sexual. A transmissão relacionada a transfusões e derivados de sangue diminuiu drasticamente após a implementação de testes para detecção do vírus nos bancos de sangue especialmente depois de 1993.
Vacina
Não há.
Tratamento
Disponível, porém é longo e pode ter efeitos colaterais desagradáveis. O resultado depende do tipo de vírus e do estágio da doença. Pode levar a cura 85 % dos casos onde existe a indicação. Disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o tramento exige bastante dedicação do paciente.
Quando a doença é considerada crônica?
Usualmente quando ela está ativa por um período maior do que seis meses.
Quais são as consequências da doença se tornar crônica?
Durante todo o tempo o vírus se multiplica e há possibilidade de transmissão. Além disso os efeitos sobre o fígado vão se somando. Dos doentes que se tornam crônicos, cerca de 20 a 30 % evoluem para cirrose, e entre 1 a 5 % para câncer de fígado. Essas complicações podem levar à morte ou à necessidade de transplante de fígado.
O que é cirrose?
É o resultado do processo inflamatório das células do fígado que são transformadas em tecido fibroso. Isto prejudica toda a estrutura e o trabalho do fígado.
O que significa um teste Anti-HCV positivo?
Que a pessoa entrou em contato com o vírus, poderá estar doente ou não. Para saber se o indivíduo está doente é necessário avaliar se há multiplicação do vírus, que é detectada através de testes complementares.
Por que realizar o teste Anti-HCV?
A realização de testes visa a detecção precoce da doença, e encaminhamento para tratamento e a prevenção dos seus efeitos.
E nos Salões de Beleza, qual a importância disso tudo?
Levando em consideração o número de infectados, se você atende cem pessoas durante uma semana, pelo menos duas devem carregar o vírus e podem transmitir a outras pessoas caso os alicates e outros instrumentos que entram em contato com sangue não sejam esterilizados.
Qual a relevância desta pesquisa para o Brasil?
Com a estimativa de 3 milhões de infectados os pesquisadores americanos consideraram escassos os recursos financeiros investidos para o controle e tratamento da doença.
No Brasil, apesar de todos os programas dedicados às hepatites virais, há muito o que ser feito. A previsão de infectados aqui é de 5 milhões, isto é, cerca de oito vezes o número de infectados pelo HIV. Levando-se em conta os infectados crônicos é bem possível que ocorra um aumento importante no número de mortes nas próximas duas ou três décadas. Os pesquisadores alertam também para o impacto econômico, não somente para a perda de cidadãos em idade produtiva, como também para a crescente demanda de recursos para serviços, atendimento, terapia antiviral e transplante de fígado.
Recomendações
Para fazer o seu teste vá a um serviço de saúde que possa dar apoio e orientações. Como você já sabe, um resultado positivo não quer dizer que você esteja doente, mas que precisa de um médico para fazer uma avaliação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário