O Cálcio é um mineral essencial para o funcionamento correto do organismo. Segundo a ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com base na FAO e OMS, a recomendação para adultos normais é a ingestão de 1000mg de cálcio por dia.
O cálcio é o mineral mais comum e abundante no corpo e é encontrado principalmente nos ossos e dentes, e em quantidades bem menores também no sangue e tecidos moles. Nossos ossos são feitos de cálcio e fosfato, e quando eles ficam frágeis, principalmente por falta desses elementos e também de vitamina D, que é a precursora do elemento, é causada a osteoporose, que também pode ser causada por fatores hereditários, falta de exercícios físicos e fatores hormonais. Por isso é necessário a prevenção dessa doença ingerindo as doses necessárias diárias de cálcio através da alimentação.
A vitamina D é quem ajuda o organismo a absorver ao máximo o cálcio, e esse, por sua vez, ajuda a vitamina K com a função de coagulação do sangue, nas funções de regulação da pressão sanguínea e pode ser útil também na redução da hipertensão moderada, funções de muitas reações das enzimas dentro e fora das células, funções de condução de impulsos nervosos, na secreção hormonal, e na contração do coração. Além disso ele interage com zinco, magnésio, vitaminas D e K, ajudando a limitar a absorção de chumbo pelo organismo.
Veja alguns alimentos que podem colaborar com a ingestão de cálcio diariamente:
1. Leite e derivados:
O primeiro grupo de alimentos que vêm à cabeça quando se fala em cálcio são os leites e derivados. Para isso, você pode consumir leite, iogurtes e queijos. Entretanto, quem tem intolerância à lactose, deve evitar este tipo de alimento e suprir suas necessidades de cálcio de outras fontes, que citaremos a seguir.
2. Sardinha:
Sardinha enlatada (100g) tem cerca de 379mg de cálcio. Salmão enlatado (100g) tem cerca dde 237mg de cálcio.
3. Folhas verde-escuro
Espinafre, couve mineira, brócolis e agrião também são fontes de cálcio, além disso tem poucas calorias e são ricas em fibras. Coma à vontade!
4. Frutas secas:
Avelãs, nozes, castanhas e amêndoas também são ricas em cálcio. Além disso, possuem gorduras boas ao organismo, as chamadas insaturadas. Porém, são um pouco calóricas, deve-se consumir com moderação.
5. Amaranto:
Os cereais em geral, possuem certa quantidade de cálcio. Entretanto, um cereal que se detaca neste quesito é o Amaranto, um cereal pouco conhecido ainda no Brasil, mas que vem conquistando muitos adeptos. Ele é vendido na forma de flocos e tem sabor suave, podendo ser consumido como a aveia.
Tags: alimentos verdes, amaranto, cálcio, fontes de cálcio, iogurte, leite e derivados, oleaginosas, osteoporosse, sardinha,
Nenhum comentário:
Postar um comentário