quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Saúde

A dieta ideal para as mulheres




Que os hormônios e o metabolismo dos homens e das mulheres são bem diferentes, isso todo mundo sabe. O que pouca gente percebe é que a alimentação precisa respeitar essas diferenças. No caso delas, uma dieta que leve em conta as particularidades do seu organismo traz enormes benefícios.

Segundo o dermatologista Nicholas Perricone, autor do livro Rosto Jovem, Mente Jovem, cortar alguns alimentos e acrescentar outros pode rejuvenescer a aparência da mulher em até 15 anos. Mas não é só. Por meio da alimentação, é possível equilibrar as variações hormonais, prevenir doenças, diminuir a perda de massa muscular e aumentar a longevidade.

As mulheres têm mais tendência à anemia do que os homens, por conta da menstruação. Por isso, elas devem manter na dieta alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como carnes e vegetais verdes escuros. Com a chegada da menopausa, é preciso aumentar o consumo de fontes de cálcio. Existem também alimentos capazes de agir como alternativa à Terapia de Reposição Hormonal (TRH), como tofu, repolho, linhaça, salsinha e gergelim, entre muitos outros.

Contra as gordurinhas do quadril

Para aquelas que se queixam de acúmulo de gordura corporal no quadril e no culote, causada pela ação dos hormônios estrógeno e progesterona e a retenção de líquidos, a dica é beber bastante líquido e ingerir porções generosas de alimentos diuréticos. Frutas como melancia, abacaxi e melão são ótimas opções. Recomenda-se também o consumo diário de fibras, importantes para evitar a prisão de ventre, comum nas mulheres.

Os especialistas recomendam uma alimentação mais natural possível. Para evitar doenças cardiovasculares e câncer, a dica é evitar comidas com excesso de gordura saturada, como frituras, carnes gordas, produtos industrializados e sorvete. Também é preciso fugir de itens ricos em sódio, como embutidos e salgadinhos industrializados, principalmente para prevenir a hipertensão.

Quando se trata de elaborar uma dieta, vários fatores devem ser levados em conta. Peso, altura, sexo, idade, atividade física e intelectual, estresse, doenças preexistentes, hábitos alimentares e riscos nutricionais são apenas alguns deles. Por isso, a orientação de um profissional de saúde é indispensável.

Os melhores alimentos para elas

Acerola, laranja e limão
A vitamina C, presente nas frutas, estimula a produção de colágeno, que dá viço à pele.

Amêndoa e castanha-do-pará
Frutas oleaginosas são ricas em vitamina E e selênio, que combatem a flacidez e ajudam a diminuir os efeitos da radiação solar.

Aveia
Os ácidos graxos ômega-3 presentes no alimento ajudam a hidratar a pele, diminuem a irritação cutânea e melhoram a retenção de líquidos.

Cenoura
Rica em vitamina A, ajuda a eliminar a acne e controla a oleosidade natural da pele. Estudos feitos na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), também indicam que a cenoura pode ajudar a prevenir o câncer de pele.

Chá verde
As catequinas, tipo de antioxidante presente no chá, têm propriedades anticancerígenas. De dois a seis copos, sem açúcar ou adoçante, são a medida ideal.

Chocolate amargo
Por ser rico em antioxidantes que combatem o envelhecimento, ajuda a melhorar a textura da pele. Mas isso só vale para o amargo, pois não ocorre com o chocolate ao leite ou o meio amargo.

Couve e espinafre
Ricas em cálcio, ferro e fósforo, ajudam a proteger contra o câncer, diminuem o risco de anemias e ajudam a fortalecer os ossos.

Melancia e tomate
Ricos em licopeno, protegem o corpo dos efeitos da radiação ultravioleta.