sexta-feira, 20 de abril de 2012

HISTORIA DE STÉVIA

stévia » histórico

Na época da colonização da América do Sul, todo o território Paraguaio e regiões limítrofes do Brasil, Argentina e Bolívia, era habitado pelos índios Tupi-guaranis . Eles utilizavam as folhas de uma pequena planta que denominaram Ka'a He'e, que em guarani, significa "erva doce", para adoçar diversas preparações medicinais. Em 1887, pela primeira vez, o Ka'a He'e teve uma abordagem científica dada pelo Naturalista Moisés S. Bertoni, juntamente com o químico Dr. Ovidio Rebaudi. A Sociedade Botânica, em homenagem a Bertoni, denominou-a Stevia Rebaudiana Bertoni.

A partir daí, houve diversas publicações a respeito da Stevia: publicações jornalísticas na Suíça em 1920; publicações em revistas Americanas especializadas de circulação mundial (The American Perfumer), Inglesa (Chemistry and Industry, 1954) e Alemã (Zucker-und Subwaren Wirtschaft - 1958); entre outras, que revelavam a Stevia como planta pródiga e com grandes perspectivas de comercialização e industrialização. Em 1924, pela decisão da Union Internacionale de Chimie em Copenhagen, o nome de Steviosídeo foi atribuído ao princípio adoçante. Em 1931, foi divulgado o poder edulcorante deste composto como sendo 300 vezes maior do que o da sacarose. Desde 1970 o steviosídeo é utilizado no Japão como agente edulcorante (adoçante) em alimentos e bebidas.

No Brasil desde 1987 é utilizado como adoçante e nos Estados Unidos a partir de 1995 como ingrediente para suplemento dietético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário