segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Hortelã (Menta piperita), ou simplesmente, Menta, é uma das plantas medicinais mais antigas.
A hortelã é sem dúvida, a planta mais usada no mundo, sendo encontrada em uma ampla variedade de diferentes confecções. O chá de menta após o jantar evoluído provavelmente de um costume antigo de encerrar os banquetes com um ramo de menta para auxiliar a digestão, e prevenir contra a indigestão que se pode seguir.
Pensa-se que esta planta tem origem na Ásia Oriental e foi verificado ser um híbrido de duas plantas diferentes. É ainda uma das primeiras plantas a ser cultivada ativamente. As plantas originais não são muito conhecidas e a Hortelã tem demonstrado ter uma composição genética complexa.
Auxílio à digestão
Síndrome do Intestino Irritável
Náusea / Enjoo matinal
Descongestionante nasal
O chá de hortelã é consumido em muitas culturas para auxiliar a digestão.
A ação carminativa desta planta aumenta a secreção dos sucos digestivos e melhora as contracções musculares do estômago. Alivia gases intestinais.
A hortelã não tem qualquer ação sobre inflamações no estômago e consequentemente não é usada em gastrites ou úlceras de estômago.
A ação espasmolítica da hortelã é útil para qualquer forma de espasmos no intestino, mas particularmente aos que ocorrem no Sindrome do Intestino Irritável.
Inchaço e flatulência, que são características comuns desta condição, também respondem bem a hortelã.
As propriedades anti-eméticas da hortelã são favoráveis para aqueles que sofrem náuseas ou enjoos matinais. Uma chávena de chá de menta pela manhã na fase inicial da gestação pode ser de grande alívio.
Os óleos voláteis na hortelã são usados largamente como descongestionantes nasais pelas indústrias farmacêutica e herbal

Nenhum comentário:

Postar um comentário