segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

QUALIDADE DA PELE NA TERCEIRA IDADE

- A pele se torna mais pálida e as feridas não se curam tão rápido . A pele se torna mais vulnerável aos danos causados pelo sol, menos capaz de produzir suor, menos eficiente na termorregulação, mais permeável e menos capaz de produzir uma resposta inflamatória ;
- A pele se torna cada vez menos elástica e complacente, perdendo tônus e elasticidade . Há descolamento constante nas articulações e outros lugares. É empurrada ou dobrada, desenvolvendo as rugas.
Além das mudanças visíveis que ocorrem na aparência física, mudanças relacionadas à idade na composição corporal também têm implicações na função física e na saúde, como:
- O aumento de peso e a diminuição da massa muscular, devido ao fato de o metabolismo se tornar mais lento e já não ter a mesma capacidade de absorver nutrientes e eliminar gorduras ;
- Efeitos sobre controle motor, coordenação e habilidade ;
- Postura curvada, flexionada e equilíbrio tênue ;
- Depressão. Considerada uma das doenças mais preocupantes, atinge cerca de 15% dos idosos, com até 2% de casos graves. É um problema de grande dimensão, pois se observa que o número de pessoas da Terceira Idade cresce rapidamente no Brasil. A depressão se caracteriza pelo estado de sofrimento psíquico, que pode causar desordens no comportamento de uma pessoa, afetando de modo negativo seu estilo de vida. Pode alterar o humor e a forma como interage com as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário